Como já estamos discutindo em nossa página, a efetivação de uma grande ideia inovadora, não fácil. Muitas vezes, faltam recursos humanos e econômico para que ela se concretize.

Mútuo Conversível para investimento anjo em startups
Veja como efetivar a sua startup em nosso artigo!
Devido ao crescimento do número de startups, atualmente existem possibilidades que os empreendedores podem contar para que sua ideia saia do papel e finalmente consiga se efetivar. Uma delas é o Investidor Anjo. Que é aquela pessoa que investe com seu capital próprio em startups e negócios nascentes com alto potencial de crescimento.
Saiba mais em nosso artigo: Investidor Anjo
Mas, como todo processo de investimento, se as diretrizes não forem claras no início do negócio as chances de conflitos aumentam. Por esse motivo, existe o Contrato de Mútuo Conversível! Este Contrato pode facilitar o fechamento de um bom investimento!
Mas afinal, o que é Contrato de Mútuo Conversível?
Instrumento jurídico usado para a captação de recursos, Contrato Mútuo Conversível é proveniente dos Convertible Notes norte americanos e das debêntures conversíveis. Possíveis apenas em Sociedades Anônimas e não em Sociedades Limitadas, que é o tipo societário mais comum do mercado.
Ou seja, Contrato Mútuo Conversível é um documento que define que o valor investido para que se possa ser convertido em ações na startup em que foi feita a aplicação de capital.
Em outras palavras, esse contrato faz com que o investidor tenha a garantia de que o investimento feito para a startup possa ter o retorno em forma de uma parte do capital social da empresa.
Mas quais são as vantagens desse contrato?
- Para o empreendedor uma das vantagens é poder receber o investimento não precisando fazer a conversão da sua startup de Sociedade Limitada em uma Sociedade Anônima. Ressaltando que esse processo é de alto custo e pode se tornar inviável para o seu negócio.
- Como o investidor não começa como um sócio da empresa, o empreendedor pode ficar à frente da empresa por um bom tempo.
- Já para os investidores, um dos benefícios é a segurança do investimento. Que pode ter retorno a qualquer momento com participação societária no capital social da empresa. Entre outras questões que podem ser acordadas nesse tipo de investimento.
Vale ressaltar que é necessário que seja feito um acordo. Para saber detalhadamente o papel do investidor no período de vigência do Contrato Mútuo. Pois, uma vez que o investidor não é um sócio da empresa durante um determinado período, deve ficar claro em quais condições ele pode ter alguma participação. Inclusive nas tomadas de decisões da empresa.
Em síntese, o Mútuo Conversível é benéfico para minha Startup, porque...
O empreendedor pode ter apoio financeiro sem necessariamente precisar fazer alteração do seu regime societário. Não precisando acrescentar um terceiro como sócio logo no início de suas atividades.
O contrato de mútuo viabiliza aportes seguros por parte dos investidores-anjos em sociedades limitadas que podem se tornar um grande retorno financeiro para os mesmos.
Em cenário de crise econômica, o Mútuo Conversível facilita que novos investimentos sejam feitos no mercado de Startups. Melhorando assim, o mercado e aumentando as chances para que novas empresas surjam.
Lembrando que por ser um documento jurídico, esse contrato deve ser feito por um advogado. Para que se possa ter garantia de sua credibilidade, evitando problemas futuros.
Gostou de nossas dicas? Toda semana temos um bom conteúdo para você que procura saber mais sobre o mundo das startups!
Nós da AJ Advogados, temos uma equipe especializada para resolver os problemas jurídicos que sua startup possa ter! Entre em contato conosco!
E continue acompanhando a nossa página para saber mais o mundo das startups e do universo jurídico!

